Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Piauí com ventos de até 100 km/h - Piauí
Quinta, 02 de janeiro de 2025, 16:00
PREVISÃO

Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Piauí com ventos de até 100 km/h

Na última semana, quase 90% do território piauiense esteve sob alerta, abrangendo as regiões Centro-Norte, Sudoeste e Norte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (21), alertas de chuvas intensas para diversas regiões do Piauí. O estado está sob dois níveis de atenção: o alerta amarelo, indicando “perigo potencial”, e o laranja, que aponta para “perigo”. Esses avisos são válidos para áreas do Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do estado e seguem até terça-feira (22).

  
Alertas de chuvas intensas no Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do estado. Foto: Reprodução.
 
 
 

A previsão indica acumulado de chuva de até 100 milímetros por dia e ventos com intensidade entre 60 e 100 km/h em algumas áreas. Na última semana, quase 90% do território piauiense esteve sob alerta, abrangendo as regiões Centro-Norte, Sudoeste e Norte.

Os novos alertas preveem chuvas mais leves em alguns pontos, com volumes diários de até 50 milímetros e ventos entre 40 e 60 km/h. Nessas áreas, há risco baixo, mas podem ocorrer interrupções no fornecimento de energia, queda de galhos e alagamentos pontuais.

Embora as chuvas marquem presença no início da semana, a previsão aponta que uma massa de ar seco deve se estabelecer em grande parte do Nordeste, limitando a formação de nuvens e reduzindo a chance de precipitações nos dias seguintes. As temperaturas devem subir, com algumas regiões do interior do Piauí, Maranhão e Bahia registrando máximas superiores a 40°C durante as tardes.

Orientações de segurança

  • Evitar abrigos sob árvores devido ao risco de quedas de galhos e raios.
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou outdoors.
  • Desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas durante ventanias.

Para mais informações ou emergências, entre em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Leia Também

Dê sua opinião: