Domingo, 07 de dezembro de 2025, 16:34
PROÍBIDOS

STJ proíbe advogados de acessar TJ-PI e manter contato com desembargador José James

Medidas cautelares atingem advogados e filha do magistrado afastado por investigação.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que os advogados Juarez Chaves de Azevedo Júnior e Germano Coelho Silva Barbosa não podem acessar as dependências do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) nem manter contato com o desembargador José James Gomes Pereira, afastado de suas funções. As medidas foram expedidas pelo ministro Sebastião Reis Júnior.

A advogada Lia Rachel de Sousa Pereira Santos, filha do desembargador, também teve a entrada no TJ-PI proibida. As ações fazem parte da investigação conduzida pela Polícia Federal, que apura indícios de associação entre investigados, corrupção e ocultação de bens para favorecer decisões relacionadas a obtenção de terras no Cerrado.

  
Advogados investigados. Reprodução
 
 
 

Além dos advogados e da filha do magistrado, outros alvos da operação são o advogado Paulo Augusto Ramos dos Santos, a empresária Suzana Pasternak, da empresa Sundeck Holding LTDA, e dois irmãos proprietários da Fazenda Confiança, em Baixa Grande do Ribeiro.

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados nesta quinta-feira (2), com base nas medidas cautelares determinadas pelo STJ. As investigações continuam em andamento para apurar todos os envolvidos no esquema.

Leia Também

Dê sua opinião: