Os dois criminosos mortos em confronto com policiais do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), na tarde desta terça-feira (13), na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, possuíam extensa ficha criminal e integravam a facção Comando Vermelho (CV), segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
As vítimas foram identificadas como Luan Araújo Brito, de 26 anos, conhecido como “VDL”, e a companheira dele, Lariele Pereira dos Santos, de 25 anos, chamada no meio criminoso de “Arlequina”.
De acordo com a Polícia Militar, Luan exercia a função de executor da facção, sendo responsável por ataques armados com foco na expansão territorial do grupo criminoso. Ele é apontado como principal suspeito do homicídio de Marcos Paulo do Nascimento, conhecido como Coração de Ferro, ocorrido no início da semana, e também investigado por diversas tentativas de homicídio na região.
Ainda conforme a SSP, VDL era ex-integrante da facção Bonde dos 40, mas migrou para o Comando Vermelho, onde passou a atuar diretamente em ações violentas. Ele tinha registros por receptação, posse irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e já havia sido alvo de mandados de busca e apreensão expedidos pelo Departamento de Homicídios. Luan havia deixado o sistema prisional em outubro de 2025.
Lariele Pereira, segundo o relatório policial, tinha passagens por tráfico de drogas e receptação e costumava acompanhar o companheiro durante as ações criminosas, prestando apoio logístico.
O confronto ocorreu durante rondas ostensivas na região. Conforme a PM, o casal reagiu à abordagem e efetuou disparos contra os policiais, que revidaram. Ambos foram baleados, socorridos e encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiram aos ferimentos.