A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou a operação DRACO 160 no bairro Torquato Neto, na zona Sul de Teresina, na manhã desta terça-feira (22). O objetivo da ação foi de desarticular uma célula de uma organização criminosa na capital.
“Estes indivíduos integram a parte superior dessa estrutura piramidal desta facção criminosa, indivíduos que têm influência, ocupam funções específicas dentro da própria facção criminosa, dentre elas uma função de tribunal do crime”, explicou Charles Pessoa, delegado e coordenador da DRACO.
A ação contou com o apoio a Força Estadual de integrada de Segurança Pública (FEISP), 4ª e 5ª Delegacias de Polícia, Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB) e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública.
O delegado ainda explicou que muitos dos indivíduos alvos da operação atuavam como membros do chamado tribunal do crime, responsável por julgar e punir figuras dentro do mundo da criminalidade.
Armas de fogo, celulares roubados, munições, drogas e anotações relacionadas ao tráfico de drogas foram apreendidas durante a operação. O delegado relata que um dos investigados, membro da alta hierarquia estadual de uma facção, tentou fugir dos policiais, inclusive usando esposa e filhos como escudo humano.
AÇÕES ANTERIORES
Na última quinta-feira (17), o DRACO também deflagrou uma operação contra a mesma organização criminosa, cumprindo, ao todo, 18 mandados de busca e apreensão. A ação foi realizada no Planalto Ininga, zona Leste de Teresina.