Na tarde desta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou a operação DRACO 108, que teve como objetivo cumprir mandados de prisão preventiva em desfavor de 08 maiores de idade que estavam cumprindo medidas socioeducativas no Centro Educacional Masculino (CEM), localizado na zona norte de Teresina.
Em entrevista à imprensa o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, revelou que mesmo estando dentro de uma unidade socioeducativa, os indivíduos contribuem para o funcionamento de uma célula criminosa ligada a uma facção na capital. Por isso, no decorrer da investigação foi comprovada a atuação desses apenados do CEM nessas organizações, que culminou com a prisão dos oito internos.
“Teve um movimento quase equiparado a um motim no Centro Educacional Masculino dias atrás. Após essa situação, tanto o secretário Chico Lucas, o delegado geral e a secretária Regina Sousa, solicitaram que o DRACO iniciasse uma investigação no CEM. com o objetivo de buscar informações sobre o envolvimento de membros de facções criminosas com essas ações e com ameaças a servidores que estavam causando instabilidade no local. Identificamos oito maiores de idade que ainda estavam cumprindo medidas socioeducativas no CEM. Esses oito maiores de idade tinham envolvimento direto com facções criminosas. Removemos esses oito maiores de idade, pois já tínhamos representado dentro desse inquérito policial por medidas de prisões preventivas que foram deferidas pelo Poder Judiciário, com parecer favorável do Ministério Público”, informou o delegado.
Os presos foram encaminhados para a sede do DRACO para prestar depoimento e devem responder por organização criminosa. Agora os indivíduos ficaram a disposição da justiça.