O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (25), a terceira fase da operação "Draco 100.2", contra a atuação de facções em Teresina.
De acordo com o DRACO, mais de 30 ordens cautelares estão sendo cumpridas nesta fase da operação que tem por objetivo atuar contra o núcleo de uma facção criminosa com atuação na região da Grande Santa Maria da Codipi, na zona norte da capital.
"Essa investigação de hoje tem a ver com a morte de um suposto empresário, dono de uma loja de aparelhos celulares, que foi executado dentro da própria loja. Esse indivíduo era alvo dessa nossa operação, pois ele tinha envolvimento com facções criminosas e o irmão dele, o Gustavo, foi preso nessa operação de hoje. Então, isso é uma demonstração que a grande maioria desses homicídios que ainda acontecem em Teresina tem relação com organizações criminosas", disse o delegado Charles Pessoa.
Primeira fase
A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Repressão as Ações Criminosas Organizadas - DRACO, deu início no dia 18 de Março, à OPERAÇÃO DRACO 100. A Ação teve como objetivo dar cumprimento a 25 medidas cautelares de prisões, buscas e apreensões em desfavor de membros de facções criminosas com atuação no estado. As medidas cautelares foram cumpridas nas Zonas Sul e Sudeste da capital (Vila Ferrovária e nos Residenciais Firmino Filho, Washington Feitosa e Monte Orebe).
De acordo com o delegado Charles Pessoa a primeira fase da OPERAÇÃO DRACO 100 é decorrente da continuidade das investigações da Operação Draco 84, deflagrada na primeira semana de janeiro do corrente ano, que teve como objetivo desarticular uma das células do tribunal do crime que atuava na Vila Ferroviária, Zona Sul da capital.
Segunda fase
No dia 19 de março, A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Repressão as Ações Criminosas Organizadas - DRACO, deu continuidade a OPERAÇÃO DRACO 100, deflagrando assim a segunda fase da Operação. A Ação deu cumprimento a 54 medidas cautelares de prisões, buscas e apreensões em desfavor de membros de facções criminosas com atuação no estado.
As medidas cautelares foram cumpridas na zona sul da capital (Grande Três Andares), contando com o apoio da DIPC, DINT, FEISP, 5 DP, 7 DP, 9 DP, 23 DP, DECCORTEC, DECAP, DP JOSÉ DE FREITAS, NARFF, DPM, DPI, BEPI, BOPE, RONE e BOPAER.