Nesta quinta-feira (11), a Polícia Civil finalizou a investigação da morte de Samynha Silva, influenciadora digital assassinada a tiros na Av. João XXIII, zona Leste de Teresina.
A polícia realizou cinco prisões de membros da facção Bonde dos 40. Segundo a polícia, eles têm envolvimento direto na execução e no planejamento da morte da jovem.
"No primeiro momento, tínhamos acesso a imagens, e através delas, trabalhamos toda a questão da identificação até chegarmos ao fato. Foram realizadas cinco prisões, e constatou-se que a vítima foi atraída ao clube El Dourado. As pessoas envolvidas já estão presas e são faccionadas do Bonde dos 40. São pessoas que utilizaram extrema violência. A vítima foi atraída por ter envolvimento na facção criminosa PCC, além de questões relacionadas ao tráfico de drogas. Temos elementos provenientes de uma busca na casa da vítima, e os executores são faccionados do Bonde dos 40. No próprio clube, foi decidida a morte da vítima", declarou a delegada Nathalia Figueiredo durante coletiva de imprensa.
Samynha foi atraída para o clube por companheiras dos faccionados. Ao todo, foram realizadas cinco prisões, incluindo a do executor do crime, identificado como David. Além disso, há um sexto envolvido que está foragido da polícia.
Durante a coletiva de imprensa, o delegado da polícia civil, Lucy Keiko, informou que o principal suspeito de "decretar" a morte de Samynha, identificado como Herbet, morreu após ser preso na tarde desta quarta-feira (10), na sede do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).
Segundo o delegado, Herbet morreu antes de iniciar o interrogatório: "Ele foi um dos responsáveis pela morte [de Samynha], e ontem, quando foi dado cumprimento ao mandado de prisão, houve forte reação dele. Os policiais contiveram, houve luta corporal, há notícia de que ele ainda estava se recuperando de uma cirurgia após sofrer um acidente de moto, e depois de resistir muito, os policiais conseguiram contê-lo e levaram ao Draco. No entanto, antes de ser iniciado o interrogatório formal, ele passou mal, chamaram o SAMU, que constatou o óbito, e então, ele foi encaminhado ao IML", relatou Lucy Keiko.
Relembre o caso:
Samynha Silva foi morta em 1º de outubro enquanto trafegava com uma amiga em cima de uma motocicleta na Av. João XXIII, zona Leste de Teresina. A vítima estava em um clube com duas amigas quando recebeu o alerta de que suspeitos estavam olhando para sua moto. A jovem foi perseguida por dois homens e morta com pelo menos cinco disparos de arma de fogo.