Na noite dessa segunda-feira (18), a Polícia Civil do Piauí, com apoio da Polícia Militar, apreendeu o menor F.E. da S.M., de 15 anos, conhecido como "Emerson da Baixada", acusado de assassinar Pedro Leonardo da Silva Furtado, de 14 anos, na manhã do mesmo dia, no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina.
Emerson confessou o crime, justificando-o como parte de uma disputa territorial entre facções criminosas que atuam na região. A vítima teria publicado fotos em redes sociais fazendo gestos associados a uma facção rival, o que teria motivado o ataque.
Histórico de crimes
De acordo com o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Emerson é suspeito de envolvimento em pelo menos sete homicídios apenas em 2024. O adolescente usava redes sociais para exibir armas, celebrar a morte de rivais e promover a facção da qual faz parte, o Bonde dos 40 (B40).
"Apesar da pouca idade, Emerson demonstra alto grau de periculosidade, escolhendo vítimas aleatoriamente e frequentemente agindo com extrema violência. Suas ações têm como principal motivação o domínio territorial das facções na zona Leste", afirmou Anchieta Nery.
Entre os crimes atribuídos a Emerson estão:
Março de 2024: assassinato de Regina Célia da Silva Magalhães no bairro Pedra Mole. Ela foi morta a tiros quando o adolescente tentou atacar o sobrinho dela, conhecido como "Jamanta", supostamente ligado a uma facção rival.
Abril de 2024: ataque a Roniel Gomes de Oliveira e sua namorada, Ana Carolina de Sousa Gomes, no Portal da Esperança. O casal foi baleado sem envolvimento direto com crimes, mas com ligação a um dos alvos do acusado.
Agosto de 2024: tiroteio durante um evento no Conjunto HBB, deixando quatro pessoas feridas. O ataque foi motivado por vingança após a namorada do adolescente ter sido ameaçada por um integrante de uma facção rival.
Outras acusações
Além dos homicídios, Emerson é suspeito de realizar três roubos armados nos bairros Socopo e Pedra Mole, também em 2024. Em todos os casos, ele foi apreendido e liberado posteriormente.
Declaração da SSP-PI
"Trata-se de um indivíduo extremamente perigoso, com um histórico de crimes bárbaros. Ele demonstra crueldade e ausência de limites, representando uma grande ameaça à sociedade. A Polícia tem atuado incansavelmente para identificá-lo e apreendê-lo, mas as limitações legais para menores de idade acabam dificultando a aplicação de medidas mais rigorosas", ressaltou o delegado Anchieta Nery.
A Polícia Civil segue investigando outros possíveis crimes ligados ao adolescente, enquanto ele permanece sob custódia aguardando decisão judicial.