Carlos Anchieta pede exoneração da Secretaria de Cultura do Piauí

A decisão teria sido motivada pela necessidade de dedicar-se à sua defesa em um processo relacionado aos recursos da Lei Aldir Blanc.

Verdade! O secretário estadual de Cultura, Carlos Anchieta, solicitou seu desligamento da pasta, conforme confirmado por uma fonte deste colunável próxima ao gestor. A decisão teria sido motivada pela necessidade de dedicar-se à sua defesa em um processo relacionado aos recursos da Lei Aldir Blanc.

Entenda o caso

Na última quinta-feira (29), a Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Front Stage, que investiga possíveis desvios de recursos e lavagem de dinheiro na Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, ocorridos entre 2020 e 2021, durante as gestões de Carlos Anchieta e Fábio Novo. O foco da operação é um esquema de favorecimento envolvendo agentes públicos e empresas beneficiadas por editais culturais financiados pela Lei Aldir Blanc. Os envolvidos podem responder por associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro, com penas máximas que podem chegar a 25 anos de prisão