O deputado federal Florentino Neto (PT) confirmou que o nome mais forte para ser vice do governador Rafael Fonteles em 2026 é o do secretário de Educação, Whashington Bandeira. Florentino até lembrou que seu nome, assim como o de outros “petistas raiz”, foi ventilado, mas reconheceu que a vaga na chapa majoritária tende a ficar com Bandeira.
“Meu nome ser lembrado é claro que é uma missão muito honrosa. Essas discussões estão sendo travadas no grupo do governador Rafael Fonteles, mas vejo hoje como forte candidato a essa vaga o atual secretário de Educação, Whashington Bandeira. Dr. Francisco Costa também tem sido lembrado, meu colega Merlong Solano também, e não posso deixar de reconhecer que o pré-candidato mais forte a vice-governador é o do secretário de Educação, pelo trabalho que vem fazendo”, afirmou.
A indicação de Bandeira, que é filiado ao PT, não é unanimidade. Parte do partido ainda sonha com um vice “raiz” e emedebistas torceram o nariz quando Rafael descartou Themístocles Filho. O governador, porém, quer um nome de sua confiança e aí entram os chamados Rafa Boys: Marcelo Noleto (Comunicação), Chico Lucas (Segurança) e, claro, Whashington Bandeira.
Bandeira, aliás, já dá sinais claros de favoritismo. Tem aparecido ao lado de Rafael em praticamente todas as agendas e comanda a pasta que é considerada a menina dos olhos do governador: a Educação.