Empresário nega, mas suplência segue no horizonte

Por Lucas Sousa.

O ex-vice prefeito de Fartura do Piauí e suplente de deputado estadual, Telmo Neves (Progressistas), esteve recentemente em Brasília, onde se reuniu com o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira. Em conversa com a coluna, o empresário minimizou a pauta política e afirmou que o encontro foi voltado à busca por investimentos para municípios da região da Serra da Capivara.

Mas, como toda boa história de bastidor, há mais camadas. Uma fonte ouvida pela coluna garantiu que Telmo tem um desejo latente: ocupar uma cadeira no Plenário Waldemar Macedo, na Assembleia Legislativa do Piauí.

A possibilidade, no entanto, está amarrada a uma engrenagem jurídica e política. Com a expulsão do deputado Marden Menezes por infidelidade partidária, a sigla ou qualquer membro do partido pode reivindicar a vaga, abrindo espaço para um novo nome. Na fila da suplência, os dois primeiros já estão ocupando mandatos: Bessah segue na vaga de Aldo Gil, hoje na SDU Sul, e Dogim Felix está no lugar de Thales Coelho, que escapou do mesmo processo que atingiu Marden. Telmo Neves é o terceiro na linha de sucessão.

Diante desse cenário, Telmo – terceiro na fila – observa de perto o xadrez.