Karnak encomenda pesquisa com Bandeira após "missão" do governador

Por Lucas Sousa.

O governador Rafael Fonteles encomendou, uma pesquisa para chancelar o nome do secretário de Educação, Washington Bandeira, como vice em 2026. Rafael quer mostrar força e dar respaldo ao nome do seu aliado, não apenas dentro do PT, mas também para os eleitores.

A coluna apurou que o levantamento deve sair nos próximos dias. A decisão ocorreu após deputados se reunirem e sugerirem outros nomes para o ex-governador Wellington Dias, rejeitando, assim, o nome de Bandeira. O encontro teria alertado o Karnak, que logo tratou de enviar o secretário de Educação a conceder entrevistas para anunciar que teria sido convidado pelo atual governador para uma nova missão. A pesquisa tem por objetivo aferir como os piauienses receberam a informação. Embora não tenha sido comunicada de forma explícita, ficou subentendido que a missão seria a de se tornar candidato a vice-governador.

Na pesquisa, quatro nomes aparecem: Washington Bandeira, o “Rafaboy”, preferido do governador; o secretário de Saúde, Antônio Luiz; e o deputado federal Dr. Francisco ambos da ala de Wellington Dias além do atual vice, Themístocles Filho, que já é considerado passado pelo governador.

  

Quatro nomes na pesquisa. 
   

O problema é que Bandeira enfrenta resistência dentro do PT, especialmente na ala ligada ao ex-governador e atual ministro Wellington Dias. O deputado Franzé Silva, “petista raiz”, lembrou que Bandeira não é o único nome e citou Dr. Francisco e até Vinícius Dias, filho do ministro. Já o presidente estadual do PT, deputado Fábio Novo, reforçou: Rafael pode indicar, mas só será candidato a vice quem tiver o aval da sigla.