A possibilidade do Progressistas integrar a base do governo do estado, com a eventual reaproximação do senador Ciro Nogueira para disputar a reeleição com o apoio de Rafael Fonteles, movimentou os bastidores da política no Piauí. As especulações também acelerou as articulações entre os partidos que já sustentam o governo, como PSD e MDB, liderados por Júlio César e Marcelo Castro, respectivamente.
Nesta quarta-feira em Brasília, o governador Rafael Fonteles definiu a chapa majoritária para as eleições estaduais de 2026. Marcelo Castro (MDB) buscará a reeleição ao Senado, enquanto Júlio César Lima (PSD) será candidato à segunda vaga.
O deputado estadual Georgiano Neto, que participou da reunião, confirmou à coluna a formação da aliança. “PT, MDB e PSD comporão a chapa majoritária em 2026. Seguimos firmes e fortes rumo à vitória do time em 2026”, afirmou o parlamentar.
--------------------------------------------
Porém, este colunista faz questão de lembrar: a política é como um tabuleiro de xadrez — o próximo movimento pode virar o jogo.