Na madrugada desta sexta-feira (5), um grave acidente envolvendo um ônibus ocorreu no km 171 da Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127), em Itapetininga, no interior de São Paulo. O acidente resultou na morte de pelo menos 10 pessoas e deixou outras 42 feridas.
Ao todo, 52 pessoas estavam no ônibus no momento do acidente. De acordo com os serviços de emergência, cinco pessoas sofreram ferimentos graves, 13 tiveram ferimentos moderados e 24 apresentaram ferimentos leves. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para diferentes hospitais da região, incluindo o Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB) em Itapetininga, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e o Hospital Adib Jatene, também em Sorocaba.
Segundo a assessoria do HLOB, 43 vítimas foram atendidas na unidade, incluindo o motorista do ônibus. O último boletim médico divulgado pelo hospital revelou que seis vítimas estão em estado grave, cinco estão em estado estável e 32 apresentam estado leve. O CHS informou que recebeu uma criança de dois anos e seu tio, ambos com ferimentos leves.
A Polícia Civil está investigando o acidente e as primeiras informações indicam que uma pane mecânica pode ter sido a causa do acidente. O volante do ônibus teria travado, o que levou ao desastre. A investigação está a cargo do 2º Distrito Policial de Itapetininga, e o motorista do ônibus será ouvido ainda nesta sexta-feira. Ele informou à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que o veículo sofreu uma pane mecânica antes do acidente.