O edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2026 foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 3 e 6 de fevereiro, por meio do Portal Acesso Único.
Ao longo de 2026, o programa vai ofertar mais de 112 mil vagas para cursos em instituições privadas de ensino superior. Desse total, 67.301 vagas estarão disponíveis no primeiro semestre, enquanto outras 44.867 serão oferecidas no segundo semestre do ano.
Para concorrer ao financiamento, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. O candidato também deve comprovar renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos, atualmente equivalente a R$ 4.863.
A classificação será feita com base nas notas do Enem, respeitando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Terão prioridade candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e que nunca utilizaram o financiamento estudantil. As demais regras e prazos estão disponíveis no edital publicado pelo MEC.