Novas regras de hotéis passam a valer e definem diária de 24 horas no Brasil

Norma do Ministério do Turismo define prazos de limpeza e exige informação clara aos hóspedes.

Entraram em vigor nesta terça-feira (16) as novas regras para entrada e saída de hóspedes em hotéis do país. A medida do Ministério do Turismo estabelece que a diária corresponde a 24 horas, com um intervalo de até três horas entre a saída e a entrada para a organização dos quartos.

Pelas normas, cada hotel pode definir seus horários de check-in e check-out, desde que respeite o período da diária. Essas informações devem ser informadas de forma antecipada e clara aos clientes, tanto pelos meios de hospedagem quanto por agências de viagens e plataformas de reserva.

  
Hotéis adotam novas normas de entrada e saída com diária de 24 horas Reprodução/ Internet
 
 
 

A regulamentação também permite a cobrança de valores diferentes para entrada antecipada ou saída após o horário padrão, além de detalhar como devem ser informados os serviços de limpeza e arrumação dos quartos. A portaria foi publicada em setembro e passou a valer após 90 dias.

As mudanças incluem ainda a adoção da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes em formato digital, que substituirá o modelo em papel a partir de fevereiro. Com o novo sistema, os hotéis poderão usar um QR Code para o pré-check-in, agilizando o atendimento e a conferência de dados na chegada do hóspede.