Nesta segunda-feira (29), usuários de diferentes regiões do Brasil relataram dificuldades para utilizar o Pix, sistema de pagamento instantâneo. As falhas foram registradas em transferências, pagamentos e no funcionamento de aplicativos de instituições financeiras, segundo dados do site Downdetector, que monitora serviços digitais.
Os primeiros relatos começaram por volta das 10h54, com o pico às 11h24, quando mais de 9 mil reclamações foram registradas. Do total, 60% indicaram problemas em transferências, 31% em pagamentos e 9% em aplicativos de bancos.
As falhas atingiram clientes em cidades como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Salvador. Entre as instituições mais citadas estão Itaú, Bradesco, Santander, Inter, Banco do Brasil, Nubank e Caixa Econômica Federal. Muitos usuários relataram receber a mensagem “Serviço indisponível no momento” ao tentar realizar operações.
Nas redes sociais, clientes compartilharam queixas sobre a dificuldade de concluir transações durante a manhã. Até o momento, o Banco Central, responsável pela gestão do Pix, não informou a causa da instabilidade nem o prazo para a normalização do sistema.