Durante uma audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o consórcio Recicle Aurora, de Fortaleza (CE), que assumiu a coleta de lixo em Teresina, anunciou que recontratará 2 mil trabalhadores. No entanto, 600 dos 2.600 coletores de lixo que trabalhavam para a Litucera, empresa afastada por decisão judicial, não serão admitidos.
Durante a reunião, a Recicle Aurora informou que recontratará 2 mil trabalhadores para atuar na coleta de lixo, capina, varrição, áreas verdes e bueiros na capital.
O presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação no Piauí, Jonatas Miranda, revelou que a Litucera propôs parcelar em 15 meses o pagamento das rescisões contratuais, mas após reclamações, sugeriu um prazo de 10 meses. O sindicato, no entanto, não concorda com a proposta.
Jonatas Miranda também destacou que o sindicato acompanhará o processo de recontratação para garantir que os mesmos trabalhadores da Litucera sejam readmitidos, sem influência política.
A audiência foi mediada pelo desembargador Manoel Edilson e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), dos dois consórcios e da Procuradoria Municipal.