Após rescindir o contrato com a empresa Ibero Lusitana, responsável pela coleta de lixo nas zonas Sul e Sudeste, a Prefeitura de Teresina implantou um plantão para receber denúncias de acúmulo de resíduos na cidade. O atendimento começou nesta segunda-feira (29) e segue até domingo (03).
Com a mudança, caminhões das empresas Via Ambiental e Natos passaram a atuar nas regiões afetadas. Segundo a Prefeitura, 12 veículos compactadores foram acrescentados à operação para reduzir os pontos críticos de lixo acumulado.
Durante o período do plantão, a população pode registrar reclamações por meio do telefone (86) 99402-4586. A Prefeitura informou que as equipes serão acionadas para verificar as denúncias e realizar a retirada do lixo nos locais indicados.
De acordo com a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), a antiga prestadora enfrentava problemas como atraso no pagamento de funcionários, paralisações e quebra de caminhões, o que comprometeu o serviço. A gestão municipal informou ainda que uma nova licitação definitiva para a coleta de lixo deve ser realizada até fevereiro.