Blitz da Telefonia Móvel avalia qualidade do sinal 4G e 5G em Teresina

O evento iniciou na praça Pedro II, no Centro da capital piauiense.

Nesta sexta-feira (21), a qualidade dos serviços de telefonia e internet móvel em Teresina foi o foco da Blitz da Telefonia Móvel, uma iniciativa conjunta do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O evento iniciou na praça Pedro II, no Centro da capital piauiense, e contempla a análise de 20 pontos na região metropolitana.

  
Técnicos da Anatel iniciam avaliação da qualidade do sinal 4G e 5G em Teresina. Foto: Reprodução
 
 
 

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, destacou a importância da avaliação detalhada da qualidade do serviço móvel celular. "A ideia dessa blitz é fazer uma avaliação pormenorizada da qualidade do serviço móvel celular, que a gente chama tecnicamente de banda larga móvel, e verificar, com detalhe, as regiões da cidade que estão com o serviço melhor ou pior", explicou.

Após a operação, a Anatel elaborará um relatório que será encaminhado ao Ministério das Comunicações e às operadoras, com o objetivo de promover melhorias nos serviços. O plano de ação resultante das análises inclui desde ajustes na configuração das estações até a possível instalação de novas estruturas, visando atender melhor a população.

Segundo Hermano Tercius, as operadoras têm até seis meses para executar as melhorias propostas. "Após esse período, a gente volta e verifica a melhoria. Então, de fato, o que deve ter para a população aqui de Teresina é uma melhoria na cobertura do sinal e também na qualidade, na velocidade da conexão das pessoas", afirmou.

A Blitz da Telefonia Móvel faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, iniciado em 2023 após relatos de problemas em diversas cidades do Brasil. Anteriormente, a fiscalização já passou por outras capitais como São Luís, Cuiabá, João Pessoa, Belém, Fortaleza, Natal e Macapá.