Coronel Wagner Torres anuncia concurso da Guarda Civil Municipal de Teresina

Edital será divulgado pelo prefeito após definição de data e número final de vagas.

O secretário municipal de Segurança Pública de Teresina, coronel Wagner Torres, anunciou nesta quinta-feira (22) que a Prefeitura vai realizar um concurso público para a Guarda Civil Municipal ainda este ano. A previsão inicial é de cerca de 300 vagas, mas o número final e a data do edital serão definidos pelo prefeito Sílvio Mendes.

  
Coronel Wagner Torres. Foto: Ascom PMT..
 
 
 

Segundo o secretário, a proposta foi apresentada ao prefeito no ano passado, por meio de um projeto elaborado pela Secretaria de Segurança. Na ocasião, o concurso não avançou por causa das limitações financeiras do município. Para este ano, no entanto, a gestão sinalizou de forma positiva para a realização do certame.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Teresina conta com 307 agentes em atividade. O número é considerado abaixo do necessário para a capital, que tem população estimada em cerca de 904 mil habitantes. De acordo com parâmetros definidos desde a Constituição de 1988, cidades desse porte deveriam ter um efetivo superior a 1,8 mil guardas.

Wagner Torres informou que o concurso tem como objetivo reforçar o quadro da corporação e reduzir o déficit de pessoal. A expectativa, segundo ele, é que o anúncio oficial do edital seja feito pelo prefeito até o meio do ano, com possibilidade de divulgação antes ou depois desse período.