Denúncias apontam precariedade no Pronto-Socorro Municipal de Parnaíba

População denuncia falta de insumos e atrasos em atendimentos na unidade de saúde.

O Pronto-Socorro Municipal de Parnaíba Dr. Odival Coelho de Resende tem sido alvo de denúncias da população que busca atendimento na unidade de saúde. Uma publicação em um perfil de rede social de um morador do município trouxe à tona a indignação dos populares com os serviços prestados no local, incluindo o atendimento aos pacientes e a falta de medicamentos. A unidade de saúde está localizada na Rua Teresina, no bairro Nova Parnaíba.

  

Pronto-socorro em Parnaíba. Reprodução/Google Maps
   

Um homem, que preferiu não se identificar, relatou em entrevista ao Central Piauí que, ao levar a sobrinha à unidade de saúde, não havia itens disponíveis para medir o nível de glicemia em pacientes com diabetes.

“Ao chegar no Pronto-Socorro Municipal, os profissionais atenderam como deveriam, mas, na hora de medir a glicemia, não tinha a fita [para medir o nível de glicemia]. É algo que... é injustificável eu chegar a um pronto-socorro e não haver a fita para medir glicemia”, denunciou o homem.

Em outra conversa com o Central Piauí, um empresário da cidade relatou um caso envolvendo seu pai, Francisco de Assis da Rocha, de 65 anos, que não conseguiu atendimento no pronto-socorro.

“Meu pai, que é idoso, cortou a mão, foi lá e não foi atendido. Passou uma hora na fila porque houve troca de plantão. O atendimento ficou sem ninguém, e, quando retornaram, não havia material para fazer a sutura”, denunciou o empresário.

Ainda segundo ele, a equipe do pronto-socorro, ao perceber que não poderia atender o idoso, o encaminhou ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

“Sendo que ele ficou uma hora esperando porque não havia ninguém no atendimento. Quando finalmente apareceu alguém, essa pessoa disse que estava saindo do plantão e pediu para ele esperar o próximo profissional. Quando o outro chegou, uma hora depois, disseram que não havia material para o atendimento”, relatou.

De acordo com o entrevistado, anteriormente o pronto-socorro não apresentava essas condições e oferecia um bom atendimento. No entanto, ele afirma que os serviços vêm piorando nos últimos três anos.

Procurada por nossa equipe, a Secretaria de Saúde de Parnaíba, responsável pelo pronto-socorro, ainda não se manifestou sobre as denúncias até o momento da publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.