Governo decreta emergência em 119 municípios do Piauí por causa da seca

Medida considera impacto climático na produção agropecuária e no abastecimento de água.

O governador Rafael Fonteles (PT) decretou situação de emergência em 119 municípios do Piauí devido à seca. A decisão foi publicada nesta terça-feira (30) no Diário Oficial do Estadoe leva em conta os efeitos da falta de chuvas sobre o abastecimento de água, a produção agropecuária e as condições de vida da população.

De acordo com o decreto, a análise da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apontou registro de seca extrema desde julho, inicialmente no sudeste piauiense e depois em outras regiões. O documento cita ainda projeções de chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas até novembro, o que reduz a recarga hídrica e agrava a estiagem.  

Seca Reprodução/ Internet
 
 
 

O texto destaca que os principais reservatórios não foram reabastecidos e que municípios do semiárido já enfrentam colapso no fornecimento de água para consumo humano, inclusive em áreas urbanas. Também há relatos de exaustão de poços artesianos em locais de solo cristalino.

Entre os 119 municípios em emergência estão Floriano, Picos, Corrente, São Raimundo Nonato, Paulistana, Valença do Piauí, Canto do Buriti, Castelo do Piauí e São João do Piauí. A medida busca facilitar o acesso a recursos e ações emergenciais para enfrentamento da estiagem.