O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizou a apreensão de 30 balanças irregulares nesta quinta-feira (21) nos mercados Central e do Parque Piauí, em Teresina. No início da semana, outras 20 balanças foram recolhidas na Nova Ceasa, totalizando 50 equipamentos fora dos padrões.
Segundo o diretor geral do Imepi, Júnior Macedo, as balanças apreendidas não possuíam modelo aprovado pelo Inmetro e eram consideradas piratas, usadas para lesar consumidores durante a pesagem de produtos. A ação integra o Plano Nacional de Vigilância do Mercado, realizado em todo o país durante agosto, em alusão ao Dia do Feirante, comemorado na próxima segunda-feira (25).
Durante a fiscalização, os técnicos do órgão verificam se as balanças apresentam informações em língua estrangeira ou ausência do selo de verificação do Inmetro. Além disso, são realizados testes de pesagem para comprovar a autenticidade dos equipamentos. O Imepi informou que o setor de metrologia intensificou a fiscalização neste mês em diversos municípios piauienses.
As operações seguem até o próximo sábado (23). Consumidores que identificarem irregularidades podem denunciá-las à ouvidoria do Imepi pelo telefone (86) 9 9456-1921 ou pelo aplicativo Fala Consumidor, disponível para Android e iOS.