A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Sinais, que investigou fraudes na transferência de domicílio eleitoral nas eleições municipais de 2024. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Bocaina e Picos, no Piauí.
Segundo as investigações, um funcionário terceirizado do Cartório Eleitoral da 28ª Zona, com apoio de pessoas ligadas a um partido político, um advogado e um candidato a vereador, facilitou a transferência irregular de 73 eleitores para Bocaina. A cidade tem cerca de seis mil eleitores cadastrados.
Os pedidos, feitos presencialmente ou pela internet, foram aprovados sem a documentação necessária, como fotos, assinaturas ou comprovação de vínculo com o município.
Além de Bocaina, a fraude também ocorreu em outros quatro municípios da mesma zona eleitoral. No total, cerca de 450 transferências foram consideradas irregulares. Todas foram canceladas pela Justiça Eleitoral, e o funcionário envolvido foi demitido.
Os suspeitos, incluindo eleitores, podem responder por crimes como alistamento fraudulento, falsidade ideológica e associação criminosa.