Depois de mais de 30 dias interditada para reparos, a Ponte Metálica será reaberta ao tráfego de veículos no dia 6 de outubro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19) pelo prefeito de Timon, Rafael Brito (PSB), durante vistoria às obras em andamento.
Inaugurada há mais de 80 anos e tombada como patrimônio cultural, a ponte é responsável pela passagem de, em média, 300 mil pessoas entre Teresina e Timon.
A manutenção e as melhorias estruturais estão sob a responsabilidade da Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (FTL), concessionária da linha férrea. Nesta primeira etapa, por determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), não foi permitido remover o asfalto da via. Como alternativa, será aplicada uma camada de poliuretano, que oferece impermeabilidade, maior resistência e durabilidade à pista.
Segundo o prefeito, as etapas seguintes não vão exigir novas interdições. “A FTL já está licitando a segunda fase, mas não será preciso suspender o tráfego. A terceira etapa será a pintura completa da estrutura metálica, que deverá ocorrer mais adiante”, informou Rafael Brito.