Quase 8 mil piauienses vivem união com pessoas do mesmo sexo, diz IBGE

Censo revela que 1,417 milhão de piauienses têm algum tipo de união conjugal, com aumento das uniões consensuais.

Quase 8 mil piauienses vivem em união conjugal com pessoas do mesmo sexo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, 1,417 milhão de habitantes do estado tinham algum tipo de união, sendo que 1,409 milhão vivia com pessoas de sexo diferente.

O levantamento nacional aponta que, no Brasil, cerca de 90,3 milhões de pessoas viviam em união conjugal. Dessas, 89,3 milhões estavam com pessoas do sexo oposto, enquanto aproximadamente 972 mil tinham parceiros do mesmo sexo.

  
casamento homo afetivo. Reprodução/ Internet
 
 
 

O Censo também revelou que uniões consensuais ou sem casamento ultrapassaram 39% no Piauí, superando pela primeira vez as uniões formalizadas por casamento civil ou religioso. O percentual subiu de 30,62% em 2010 para 39,45% em 2022, considerando casais que vivem em união estável, com ou sem registro em cartório.

Entre os que optaram por casamento formal, 21,39% realizaram apenas o civil, enquanto 13,56% tiveram somente o religioso, percentual mais alto do país. O levantamento indica mudanças nos padrões de relacionamento e maior diversidade nas formas de constituição familiar no estado.