Strans remove radares em Teresina

A remoção acontece em cinco avenidas da capital piauiense.

Nesta quinta-feira (18), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) iniciou a remoção temporária dos radares de velocidade em cinco avenidas de Teresina. A medida visa a atualização e modernização dos aparelhos, que devem ser reinstalados até o dia 31 de julho.

  

Radares removidos Foto: Reprodução.

   

Em entrevista à imprensa, o agente de trânsito Jomerito Ribeiro explicou que os radares passarão por um serviço de correção e manutenção antes de serem submetidos a uma análise técnica pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “Os aparelhos precisam de uma atualização tecnológica, o que requer tempo. Após a modernização, eles serão levados ao Inmetro para aferição e certificação conforme as portarias do instituto. Somente após a validação é que os radares receberão o selo do Inmetro e serão reinstalados”, detalhou Ribeiro.

O agente de trânsito ressaltou que, de acordo com uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a aferição da velocidade deve ser realizada exclusivamente por aparelhos eletrônicos. Além disso, não é permitido remanejar radares de uma avenida para outra.

“Todo equipamento elétrico pode apresentar falhas, e o agente de trânsito não pode substituir o trabalho dos radares. Optamos por realizar essa manutenção durante as férias escolares, quando o trânsito nas vias é significativamente reduzido, o que também contribui para a diminuição dos acidentes na cidade”, justificou Ribeiro.

Os radares foram removidos dos seguintes locais: