Nesta manhã de segunda feira (02), dezenas de candidatos aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semec) fizeram um novo protesto em frente ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) sobre a suspensão do concurso determinada pela justiça após um pedido do Ministério Público (MP-PI).
O pedido feito pelo Ministério Público após o promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima alegar que a cláusula barreira não estava presente no edital e teria sido inclusa tardiamente através de um aditivo.
Mas segundo os manifestantes, a cláusula de barreira estaria presente no edital original, publicado no dia 8 de fevereiro de 2024 no Diário Oficial.
A expectativa do grupo de professores aprovados é de que a justiça revogue a suspensão realizando a convocação ainda nos primeiros meses de 2025.
O concurso foi suspenso no dia 21 e novembro e foi decidido pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins a publicação de um novo edital para a realização de uma prova didática.
O concurso foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), que declarou em nota que cumpriu com as regras do edital e que acredita que a justiça iria perceber que todas as regras foram seguidas quando tiver todas as informações necessárias.