Nesta sexta-feira (19), gestores escolares, professores e equipes da Seduc promovem um Dia D de mobilização para incentivar a matrícula em uma das 640 escolas da rede. O prazo para efetivar a matrícula se estende até 26 de janeiro, visando a entrada de novos estudantes. Os pontos de mobilização estão distribuídos na capital e polos no interior do estado, oferecendo assistência para matrículas digitais por meio da plataforma Gov. Pi Cidadão.
As vagas disponíveis abrangem o Ensino Médio, incluindo modalidades como tempo integral associado à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2024, mais 151 escolas Seduc passarão a oferecer o tempo integral, seguindo o cronograma de universalização até 2026.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a robustez do projeto pedagógico, que inclui disciplinas como português, matemática, empreendedorismo, inglês, cinema, inteligência artificial, educação esportiva, ambiental e financeira. Os estudantes também terão preparação para olimpíadas do conhecimento, Enem e vestibulares.
Além disso, o Projeto Seduc Tec traz novos cursos técnicos, como Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, Turismo, Marketing Digital, Programação de Jogos Digitais, Sistemas de Energias Renováveis, Eletrotécnica com ênfase em Hidrogênio Verde e Agropecuária. Programas de estágio e monitoria estudantil serão remunerados, e a Seduc oferece a oportunidade de intercâmbio nos EUA por meio da competição Seduckathon.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferece 25 cursos técnicos do EJA TEC, incluindo Administração, Contabilidade, Energias Renováveis, Enfermagem, Farmácia, Finanças, Gastronomia, Informática, Marketing Digital, Pesca com ênfase em processamento de pescados, Porto, Segurança do Trabalho e Turismo. O programa de modernização, ampliação, reforma e climatização das escolas (Moderniza Seduc) está em execução, e a Seduc anunciou benefícios como fardamento gratuito para todos os alunos, além de livro didático, transporte e alimentação. O Dia D em Teresina ocorre das 8h às 13h.