Na última sexta-feira (26), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) firmou mais uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), juntamente com a Associação de Mães da Santa Maria da Codipi III, no Centro Social do bairro Santa Maria da Codipi, em Teresina.
O projeto "Empreendedorismo Solidário" visa oferecer cursos gratuitos de qualificação, como confeitaria, salgadeira, panificação, entre outros, para 150 mulheres da região. A presidente da Associação de Mães da Santa Maria da Codipi III, Antonia Santos, expressou sua satisfação com a concretização desse sonho de mais de 15 anos para a comunidade.
De acordo com o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, o projeto capacitará as mulheres inscritas e proporcionará o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, conhecimentos práticos e ferramentas necessárias para criar e desenvolver negócios de impacto social.
A iniciativa integra o Programa Empreender Sustentável, resultado da parceria entre o IFPI e o Ministério do Desenvolvimento Social, com foco em oferecer cursos gratuitos de qualificação para pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), especialmente as beneficiárias do Bolsa Família.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, ressaltou a importância do programa ao garantir qualificação e oportunidade para as participantes do projeto poderem empreender e criar seus próprios negócios, indo além da assistência alimentar: "Queremos garantir que vocês que recebem bolsa família tenham esta oportunidade de empreender, desenvolver seus próprios negócios. A gente quer não só tirar da fome, a gente quer dar a mãos às pessoas. Então, quero agradecer a antônia e ao IFPI por esta parceria tão grandiosa”, disse.
Atualmente, o Programa Empreender Sustentável está em execução com projetos como Cresça e Avança, e Empreenda Social, oferecendo cursos em diversas áreas em diferentes regiões do Piauí.