Professores da UFPI decidem não deflagrar greve após votação em assembleia

Apesar da decisão, a diretoria da associação enfatizou que continuará organizando e construindo estratégias para dar seguimento ao movimento.

Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiram, em assembleia geral promovida pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), não iniciar uma greve no dia 15 de abril. A votação, realizada nesta quinta-feira (04), contabilizou 161 votos, com 78 a favor e 77 contra.

  
Teresina  Foto: Divulgação/UFPI
 
 
 

Apesar da decisão, a diretoria da associação enfatizou que continuará organizando e construindo estratégias para dar seguimento ao movimento. O indicativo de paralisação surgiu após o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) aprovar uma greve nacional a partir da mesma data, devido à falta de avanços nas negociações com o Governo Federal sobre a campanha salarial de 2024.

As demandas dos professores e dos funcionários técnico-administrativos incluem uma recomposição salarial que varia entre 22,71% e 34,32%, reestruturação das carreiras, recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.


Enquanto isso, desde 11 de março de 2024, os servidores técnico-administrativos da UFPI estão em greve por tempo indeterminado em todos os campi do Piauí, afetando o funcionamento de alguns setores da instituição.