O músico alagoano Hermeto Pascoal morreu na noite deste sábado (13), aos 89 anos, no Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro. Segundo a instituição, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, em decorrência de complicações respiratórias ligadas à fibrose pulmonar em estágio avançado.
A notícia foi confirmada pelas redes sociais do artista, que destacou sua partida “com serenidade e amor” e pediu que os fãs mantenham viva a música universal, conceito que Hermeto sempre defendeu.
Nascido em Lagoa da Canoa (AL), Hermeto se destacou pelo estilo inovador, usando objetos como panelas, garrafas e brinquedos para criar sons. Apelidado de “Bruxo da MPB”, trabalhou com artistas como Elis Regina, Tom Jobim, Sivuca, Egberto Gismonti e Airto Moreira. O ícone do jazz Miles Davis chegou a chamá-lo de “o músico mais impressionante do mundo”.
Em 2024, lançou o álbum Pra você, Ilza, dedicado à companheira Ilza Souza Silva, e teve sua primeira biografia oficial publicada. Sua última apresentação seria neste sábado, no festival Acessa BH, mas foi cancelada devido ao agravamento de seu estado de saúde. Hermeto deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos.