A Sauber anunciou, nesta quarta-feira (06), a contratação do piloto brasileiro Gabriel Bortoleto para a temporada de 2025 da Fórmula 1 na posição de piloto titular. É a primeira vez em sete anos que um brasileiro atua no grid de maneira regular.
Bortoleto será o quarto piloto a defender a Sauber após Pedro Paulo Diniz, Felipe Massa e Felipe Nasr e entra para a lista como o 33º piloto brasileiro na categoria.
Com apenas 20 anos de idade, Gabriel Bortoleto começou sua carreira no kart em 2012, estreou em quinto lugar na temporada de fórmula 4 em 2020 na Itália e, além disso, foi campeão da Fórmula 3 em 2023.
O chefe da equipe da Sauber, Mattia Binotto, destacou as qualidades de Bortoleto, como o fato de ser um piloto jovem, na hora em que escolheu seu nome.
“Se eu olhar ao redor, acho que ele é um dos pilotos mais talentosos e de alto potencial que temos como novatos. E para a Audi, esse é um caminho um vencedor – ‘vá em frente’. Então era apenas uma questão de quando. Então escolhemos Gabriel, que teria sido, de qualquer forma, nossa escolha”, disse o engenheiro italiano.
Felipe Massa, último piloto brasileiro no grid da Fórmula 1, comemorou por meio de sua rede social o anúncio de Gabriel Bortoleto como titular em 2025.
“Parabéns, irmãozinho. Você merece muito! O Brasil volta a sorrir! Boa sorte, bom trabalho e que Deus te ilumine”, comentou Massa.