Nesta quinta-feira (26), às 19h, o Flamengo encara o Peñarol, em Montevidéu, no jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores da América. Após ser derrotado por 1 a 0 no Maracanã, o time comandado por Tite precisa de um resultado histórico para avançar na competição.
Para garantir a classificação no tempo normal, o Rubro-negro precisa vencer por dois gols de diferença. Um triunfo simples levará a decisão para os pênaltis. A missão não será fácil, já que o Peñarol não perdeu no estádio Campeón del Siglo em 2024, e o Flamengo ainda não venceu como visitante na atual edição da Libertadores.
Os uruguaios vêm embalados por uma excelente campanha em casa. Em 20 jogos como mandante em 2024, o Peñarol conquistou 15 vitórias, quatro empates e sofreu apenas uma derrota, esta ocorrida no estádio Centenario. Na Libertadores, o Carbonero tem 100% de aproveitamento no Campeón del Siglo, com quatro vitórias, 13 gols marcados e apenas um sofrido.
O Flamengo, por outro lado, enfrenta um desafio adicional: o time ainda não venceu fora de casa na Libertadores deste ano. Em quatro partidas como visitante, foram três derrotas e um empate. Apesar disso, o time carioca aposta no retrospecto geral da temporada, com um aproveitamento de 49,38% como visitante, em 27 partidas disputadas.
Agora, o Rubro-negro precisa quebrar a invencibilidade do Peñarol em casa e superar suas próprias dificuldades fora de casa para manter vivo o sonho de conquistar mais uma Libertadores.