Último dia da audiência de Tatiana Medeiros reúne réus e encerra ciclo de depoimentos

Sessão final deve ouvir os réus e fechar etapa de instrução do processo eleitoral

A Justiça Eleitoral realiza nesta sexta-feira (28) o encerramento da audiência de instrução e julgamento da vereadora Tatiana Medeiros e de outros oito réus investigados na Operação Escudo Eleitoral. As sessões ocorreram durante toda a semana no Fórum Eleitoral de Teresina e reuniram depoimentos de testemunhas de defesa e acusação, além do Ministério Público e da defesa dos investigados.

O procedimento começou na segunda-feira (24) e deve finalizar com o interrogatório dos réus. O processo reúne nove denunciados, incluindo a vereadora, familiares, assessores e dois funcionários da ONG Vamos Juntos. Todos respondem por diferentes crimes eleitorais e suspeitas de ligação com grupo criminoso que teria atuado no pleito de 2024.

  
Vereadora Tatiana Medeiros chega ao Fórum. 
 
 
 

Entre as acusações, Tatiana Medeiros responde por organização criminosa, corrupção eleitoral, peculato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. O namorado dela, Alandilson Cardoso, também réu, é investigado por crimes como corrupção eleitoral, violação do sigilo do voto e lavagem de dinheiro. Em média, 25 testemunhas foram ouvidas por dia nas sessões da semana.

Com a conclusão desta fase, caberá à juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho avaliar as provas apresentadas e definir os próximos passos do processo. A defesa da vereadora pretende pedir a retomada das atividades da ONG Instituto Vamos Juntos, suspensa por decisão judicial, alegando prejuízo aos serviços sociais oferecidos à comunidade.