O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou dados nesta terça-feira (6) apontando que, em 2023, o Piauí registrou 54.366 crianças em situação de trabalho infantil, representando um aumento de 6% em relação a 2022, quando foram contabilizados 51.273 casos. A pesquisa compara ainda com 2019, período pré-pandemia, em que foram registrados 50.879 casos.
Apesar de o cenário nacional ter registrado uma queda de 14,6% nos índices de trabalho infantil em 2023, o Piauí seguiu a tendência oposta, junto a estados como Tocantins, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Amazonas, que também apresentaram crescimento.
Roberto Padilha Guimarães, coordenador nacional de Fiscalização do Trabalho Infantil do TEM, destacou a necessidade de intensificar as políticas públicas para prevenir e combater o trabalho infantil: “Essa realidade exige que continuemos fortalecendo as políticas públicas de prevenção e combate ao trabalho infantil”, enfatizou.
Os dados foram extraídos do estudo Diagnóstico Ligeiro do Trabalho Infantil – Brasil, que utiliza informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE.