O Governo do Piauí decretou, nesta sexta-feira (17), estado de calamidade pública no município de Picos, após fortes chuvas que afetaram a região. O decreto, com validade de 90 dias, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí.
O documento destaca que os danos causados ao município atingiram o Nível III de desastres, conforme classificação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR), sendo considerado um desastre de grande porte. Ao todo, 27 mil pessoas foram impactadas de forma direta ou indireta.
A publicação ocorreu após avaliação técnica realizada pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec-PI), que identificou a necessidade de medidas emergenciais para enfrentar a situação.
Com o auxílio de caminhões e tratores, a Defesa Civil iniciou uma força-tarefa para limpar as ruas, remover os destroços e prestar apoio à população, incluindo a distribuição de cestas básicas e kits de limpeza.
VEJA COMO AJUDAR
Diante da situação, a Defesa Civil montou a iniciativa "Abrace Picos". O projeto tem como objetivo arrecadas itens essenciais às famílias atingidas. Alimentos, roupas, lençóis e kits de higiene estão sendo coletados em Teresina e Picos. Veja os pontos de coleta:
- Teresina: Rua Jaicós, 1435 - Ilhotas (sede da Sedec)
- Picos: Landri Sales, 167 - bairro Bomba
Confira o decreto abaixo: