Um lavrador de 56 anos, natural de Piripiri, faleceu nesta terça-feira (27) no Instituto Natan Portella, em Teresina, com suspeita de raiva humana. A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que está investigando se a causa da morte foi, de fato, a doença.
O homem estava na zona rural de Piripiri quando foi atacado por um sagui no dia 15 de julho. No entanto, ele não procurou atendimento médico imediatamente. Apenas em 6 de agosto começaram os sintomas, e ele foi ao Hospital Regional Chagas Rodrigues seis dias depois, apresentando vômitos, aumento da saliva e episódios de desmaios.
No dia 12 de agosto, o paciente foi transferido para Teresina, onde permaneceu internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella até falecer. A Sesapi confirmou o óbito, mas ainda aguarda confirmação diagnóstica para raiva humana.
As amostras do paciente foram enviadas ao Laboratório Central do Piauí (Lacen), que encaminhou o material ao Instituto Pasteur, em São Paulo, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A Sesapi também acionou a Secretaria de Saúde de Piripiri para realizar um levantamento da cobertura vacinal de cães e gatos na região, apesar de o caso envolver um macaco.