“O sonho pra sonhar nunca é tarde”, diz servidor de 68 anos e candidata do Enem no Piauí

Servidor público de 68 anos e candidata que tenta pela segunda vez mostram que o Enem é feito de sonhos e persistência.

A manhã deste domingo (9), dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi marcada por histórias de perseverança em Teresina. Entre os milhares de estudantes que chegaram cedo à Universidade Estadual do Piauí (Uespi), dois participantes se destacaram: o servidor federal Antônio Gomes, de 68 anos, e a candidata Maria Helena, que tenta pela segunda vez uma vaga no ensino superior.

Antônio acumula mais de 15 vestibulares e mais de dez aprovações. Atualmente, ele cursa Física no Instituto Federal do Piauí e Direito em uma faculdade particular. Mesmo com a rotina de trabalho e estudos, o servidor afirma que sempre se prepara com antecedência e encara cada prova como um novo desafio.

  
Idoso de 68 faz Enem no Piauí. Reprodução/ g1
 
 
 

Segundo ele, a redação é o momento que exige mais atenção. “É a surpresa. Ninguém sabe o que vem. Tem que estar preparado, estudar temas diversos e assuntos da atualidade”, disse. O servidor também deixou um conselho aos jovens: “Começar cedo e se dedicar exclusivamente ao estudo.”

Já Maria Helena contou que decidiu retomar o sonho de cursar Psicologia. Esta é sua segunda tentativa no Enem. Sorridente, ela afirmou que não há limite de idade para sonhar. “A redação complica um pouco, mas nunca é tarde. O sonho pra sonhar nunca é tarde”, declarou.