Metrô de Teresina terá tarifa zero a partir do ano que vem, afirma Rafael Fonteles

Transporte público é utilizado por 4 mil pessoas diariamente.

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou, nesta terça-feira (12), que o Metrô de Teresina terá uso gratuito a partir de janeiro de 2025. O anúncio foi feito durante inauguração de uma estação no bairro Colorado, zona sudeste da capital.

“[O Metrô de Teresina terá] tarifa zero a partir de janeiro do ano que vem. Estamos apenas esperando a aprovação da Lei Orçamentária pela Assembleia Legislativa. É o Governo do Estado investindo fortemente na mobilidade urbana de Teresina”, disse o petista.

O universitário Pedro Lima, de 21 anos, mora na zona Sul de Teresina e é usuário tanto do ônibus como do metrô em Teresina. Ele conta que o preço não é a única questão problemática em relação ao metrô na capital.

"Não é nem sobre a questão do preço, acho que o preço sempre foi muito acessível. O ponto é sobre a expansão e eu acho que essa expansão vai ser mais positivo. Mas, claro, zerando a tarifa melhora ainda mais a acessibilidade. O metrô sempre foi um meio de transporte rápido, mas esse investimento tende a tornar isso mil vezes melhor em questão de qualidade de vida mesmo", relata o jovem. 

O Metrô de Teresina é atualmente administrado pela Companhia Ferroviária e de Logística do Piaui (CFLP) e opera hoje no horário de 7h às 19h, com tarifa de R$ 1. O sistema liga o Centro da cidade à zona sudeste.