Vereador suspeito de estupro de vulnerável é transferido para prisão domiciliar

Medida foi concedida após pedido da defesa, que apontou problemas de saúde.

O vereador Jacinto Costa, do município de Bom Princípio do Piauí, passou a cumprir prisão domiciliar, após decisão da Justiça. Ele é investigado pelo crime de estupro de vulnerável e estava preso preventivamente havia cerca de oito meses.

A mudança no regime de prisão ocorreu após solicitação da defesa, que apresentou relatórios médicos indicando que o parlamentar enfrenta problemas de saúde, como crises frequentes de pressão alta. Segundo os advogados, o acompanhamento necessário não poderia ser garantido de forma adequada dentro do sistema prisional.

  

Vereador Jacinto Costa Moraes, condenado a 25 anos de prisão por estupro. Reprodução/ Internet
  

Jacinto estava detido desde maio do ano passado na Penitenciária Mista de Parnaíba e, posteriormente, foi transferido para a Penitenciária Hospital Humberto Reis da Silveira, em Altos. Com a decisão judicial, ele passou a cumprir prisão domiciliar na cidade de Parnaíba, com uso de tornozeleira eletrônica.

A investigação apura um suposto abuso sexual contra uma adolescente. O caso havia sido arquivado em 2021, mas foi reaberto após o surgimento de novos elementos, como áudios e depoimentos coletados por órgãos de assistência social. O vereador segue investigado e permanece à disposição da Justiça.