O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou, nesta segunda-feira (9), a operação “Regional Norte”, que tem como foco desarticular um grupo ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) instalado no litoral do Piauí. Ao todo, 27 pessoas foram identificadas como suspeitas de integrar ou auxiliar a facção em diversas atividades criminosas.
As equipes concentraram ações em Parnaíba, Ilha Grande, Campo Maior, Regeneração, Teresina e Água Branca. A investigação aponta que a facção mantinha forte atuação na região da Ilha Grande de Santa Isabel, considerada estratégica para o tráfico de drogas pela localização e pelas rotas de difícil fiscalização.
O trabalho da polícia avançou após a análise do celular de um dos investigados, que revelou conversas cifradas, uso de apelidos e troca de relatórios internos sobre áreas dominadas pela facção. As mensagens também indicavam uma hierarquia definida e a existência de um grupo virtual usado para coordenar ações na região, identificado como “Alteração do Piauí – Regional Interior Norte”.
A operação também tornou pública a lista dos 27 suspeitos, entre eles Alan Santos, Antônio Mariano, Francisco Oliveira e Welber Conceição. O DRACO informou que novas diligências seguem em andamento para localizar todos os alvos e ampliar o mapeamento da atuação da facção no estado.