DRACO prende grupo especializado em arrombamento de veículos

Entre os itens apreendidos estavam ferramentas e um dispositivo conhecido como “Chapolin”.

Nesta quinta-feira (19), a Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou a Operação DRACO 151, resultando na prisão de 12 integrantes da quadrilha Bonde dos 40, especializada em arrombamentos de veículos. Entre os itens apreendidos estavam ferramentas e um dispositivo conhecido como “Chapolin”, utilizado para bloquear o travamento dos carros.

  

Ferramentas encontradas. Foto: Reprodução.

   

De acordo com o delegado Charles Pessoa, diretor do DRACO, os acusados — Joyce Maria Silva Fernandes Lima, Luan Pablo Costa Sousa e José Roberto Pereira Duarte — atuavam principalmente em eventos festivos e restaurantes em Teresina, disfarçando-se como vigilantes para monitorar veículos e posteriormente cometer os furtos. José Roberto fornecia os dispositivos "Chapolin" para a quadrilha, que bloqueava os travamentos eletrônicos dos carros, facilitando o acesso ao interior dos veículos.

  

Acusados. Foto: Reprodução.

   

Durante a investigação, foi constatado que o grupo estabelecia metas diárias de furtos, focando em joias, dinheiro, notebooks e eletrônicos. Eles só encerravam suas atividades quando atingiam o objetivo planejado. "Relataram nos interrogatórios que saiam com a intenção de furtar cinco ou seis notebooks e só voltavam quando cumpriam a meta", explicou o delegado.

Ainda segundo o delegado Charles Pessoa, alguns dos presos já haviam sido detidos anteriormente pelo DRACO, mas estavam soltos há cerca de quatro meses, mesmo utilizando tornozeleiras eletrônicas. Nesse período, voltaram a praticar os mesmos crimes.

Operação DRACO 151

A Operação DRACO 151 teve como objetivo cumprir 26 mandados judiciais, sendo 12 de prisão e 14 de busca e apreensão, nas cidades de Teresina (PI) e Timon (MA). A ação foi um desdobramento de outra operação, que havia resultado na apreensão de dois fuzis. Um dos investigados, alvo da operação de hoje, foi morto pela própria facção, pois era responsável por guardar as armas apreendidas.

A Polícia Civil continua as investigações para desarticular o Bonde dos 40 e combater o crime organizado na região.