Macaco-prego e aves são resgatados de cativeiro pela Polícia Ambiental em Parnaíba

Denúncia anônima levou policiais a uma casa onde foram encontrados um macaco-prego e dois pássaros da espécie tico-tico.

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Comando de Policiamento Ambiental e da 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Parnaíba, resgatou na quinta-feira (16) um macaco-prego e dois pássaros da espécie tico-tico que eram mantidos ilegalmente em cativeiro em uma residência da cidade. A ação ocorreu após denúncia anônima.

No local, os policiais encontraram os animais presos em gaiolas. O dono do imóvel, identificado pelas iniciais L. F. S. S., foi autuado em flagrante por crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes contra o meio ambiente.

  
Macaco prego é resgatado em Parnaíba. Ascom/SSP
 
 
 

Segundo a Polícia Militar, manter animais silvestres em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente é uma infração grave, sujeita a multa e detenção. O caso foi registrado e encaminhado às autoridades responsáveis.

Os animais foram levados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Parnaíba, onde passaram por avaliação e receberam os cuidados necessários. Após a reabilitação, eles poderão ser devolvidos ao habitat natural.