Operação da PF investiga crimes eleitorais e afasta vereadora de Piracuruca

Operação Escudo Eleitoral III apura uso de recursos ilícitos em campanhas.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), a Operação Escudo Eleitoral III para apurar suspeitas de crimes eleitorais ligados às Eleições Municipais de 2024. A ação ocorreu nos municípios de Piracuruca, no Piauí, e Águas Lindas, em Goiás.

Durante a operação, a Justiça determinou o afastamento de duas pessoas do exercício de funções públicas: a vereadora de Piracuruca Adriana Fontenele, conhecida como Andriana Enfermeira (PT), e Maria Thamyres, servidora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

  

Vereadora de Piracuruca Adriana Enfermeira. Reprodução/ Redes Socias

   

De acordo com as investigações, recursos de origem criminosa teriam sido usados para financiar campanha eleitoral e para viabilizar a nomeação em cargo público. A Polícia Federal apura a ligação do esquema com um grupo criminoso que atua na região.

Além dos afastamentos, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão com apoio do Canil da Polícia Civil do Piauí. As ordens foram expedidas pela Justiça Eleitoral e, segundo a PF, têm como objetivo preservar as investigações e evitar interferências no processo democrático.