Operação Draco 158 prende líder de facção e cumpre mandados em Teresina

As ações se concentraram nos bairros Parque Brasil II, Santa Maria da Codipi, Jacinta Andrade, Cidade Industrial e Alto da Ressurreição.

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) realizou, nesta terça-feira, a Operação Draco 158, com o objetivo de enfraquecer duas facções criminosas com atuação na capital. As ações se concentraram nos bairros Parque Brasil II, Santa Maria da Codipi, Jacinta Andrade, Cidade Industrial e Alto da Ressurreição.

  
Operação DRACO 158 Foto: reprodução
 
 
 

Durante a operação, 40 mandados de busca, apreensão e prisão foram cumpridos, resultando na captura de vários suspeitos. Entre os detidos está Álvaro, conhecido como "Frajola", apontado como responsável pela comunicação entre lideranças da organização criminosa.

"Além da articulação interna, ele era responsável por marcar territórios com pichações nas áreas controladas pela facção", destacou o delegado Charles Pessoa. Um dos sprays usados por ele foi apreendido no local da prisão.

Crimes e apreensões

Os investigados respondem por crimes como tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de armas e homicídios. Além das prisões, a polícia recolheu itens relacionados às atividades criminosas.

Durante as investigações, foram encontrados vídeos nos quais membros da facção exibiam armas de fabricação caseira personalizadas com as iniciais do grupo. Em um dos registros, um dos envolvidos detalha a distribuição das armas:

A Operação Draco 158 faz parte de uma série de medidas para conter o avanço de facções em Teresina e reforçar a segurança pública. A Polícia Civil informou que novas ações podem ocorrer nos próximos dias para consolidar o combate às atividades criminosas na região.