A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Teresina contra Layza Bezerra Maciel Pereira, ex-chefe de gabinete do desembargador afastado José James. A decisão foi autorizada pelo ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e faz parte da Operação Prevenção.
As investigações apuram a existência de um suposto esquema de venda de decisões judiciais no Tribunal de Justiça do Piauí. Layza Bezerra é citada como uma das pessoas ligadas ao núcleo investigado pela Polícia Federal no caso.
O cumprimento do mandado ocorreu após uma tentativa frustrada, já que a investigada estava fora do país no momento da primeira diligência. Após retornar à capital piauiense, na sexta-feira (9), os agentes federais realizaram a ação em sua residência.
Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu um telefone celular e outros materiais que serão analisados. Segundo a PF, o conteúdo recolhido pode ajudar a esclarecer a atuação de envolvidos e o funcionamento do suposto esquema investigado. Layza Bezerra foi exonerada do cargo em outubro de 2025, após o início da operação.