PF inaugura força aeroportuária para combate a facções criminosas no Piauí

Inauguração contou com a presença da superintendente regional da PF e do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

A Polícia Federal inaugurou, na manhã desta sexta-feira (11), o novo Grupo de Polícia Aeroportuária da Polícia Federal (GPAER) no Piauí e as instalações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) no aeroporto de Teresina. O grupo trabalhará no combate a facções criminosas e ao tráfico de drogas, fiscalizando embarques e desembarques.

  

Inauguração de força integrada no aeroporto de Teresina Foto: PF
   

A superintendente regional da PF, Melissa Maximino, ressaltou a importância das novas instalações, especialmente após a nova reforma pela qual o aeroporto passou, e destacou o preparo da nova estrutura no combate ao crime organizado.

É um grupo especializado em abordagens, buscando verificar vulnerabilidades, a questão também de segurança orgânica dentro do aeroporto e cometimentos de crimes dentro dos terminais. Então, eles estão prontos também para agir, alguns já receberam o treinamento, receberemos também profissionais de outros estados para reforçar o time. Temos também a instalação da Base FICCO, sendo implementada agora, passando a operar dentro do Aeroporto de Teresina, até a construção final que será na nossa Superintendência da Polícia Federal”, disse.

Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí, lembrou da importância das integrações das forças de segurança.

Tivemos uma queda muito brusca de homicídios no litoral, fruto desse trabalho integrado entre Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal. E agora nós vamos estender esse trabalho da FICCO, capitaneados aqui pela Polícia Federal, para todo o estado do Piauí, complementando o trabalho que é feito pelo Draco, pelo Denarc”, comentou.