Policiais Civis do Piauí retomam movimento por reajuste salarial para categoria

Governo fez proposta "indignante", afirma SINDIPOL.

Policiais Civis do Piauí, em movimento por reivindicação salarial da categoria, retomaram, nesta semana, o movimento “Polícia Legal”. A ação é coordenada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (SINPOLPI) e teve início em agosto deste ano.

  

Policiais Civis reivindicam reajuste salarial. Divulgação/SINPOLPI
   

Em conversa concedida ao Portal Central Piauí, a assessoria da Polícia Civil do Piauí explicou que o movimento vem negociando há meses com o Governo e, por causa de uma proposta muito abaixo do que a categoria esperava, foi retomado o “Polícia Legal”.

Uma reunião foi realizada na sede do SINPOLPI nesta quinta-feira (5), e, na sexta-feira (6), o sindicato esteve no complexo de delegacias especializadas conversando com mais agentes sobre a adesão ao movimento.

O sindicato alega que o Governo do Estado fez uma proposta “indignante” de reajuste salarial e que está há anos sem reestruturação de carreira, além de não levar em conta as situações de risco em que os agentes de segurança se empenham.

A mobilização ocorre diante da proposta indignante de reajuste salarial apresentada pelo Governo do Estado, sem considerar que a Polícia Civil do Piauí paga um dos menores salários das polícias civis do Brasil e está há mais de uma década sem reestruturação de carreira. [...] Em contrapartida, o trabalho dos policiais tem se destacado cada vez mais em ações e operações que chegam a ter destaque nacional e resultam em mais segurança para a sociedade, mas que não são valorizados pelo Governo do Piauí”, afirmou a assessoria.

Procurada pelo Central Piauí, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que não se manifestará sobre a mobilização dos agentes de segurança.